Conteúdos

Estou com pressão alta? Entenda os sintomas

1 mês atrás
estou com pressão alta
Estou com pressão alta? Entenda os sintomas

    Assine a nossa newsletter

    e tenha acesso aos nossos materiais educativos diretamente na sua caixa de e-mail. Basta preencher os campos abaixo:

    Muitas pessoas, ao sentirem sintomas diferentes, acabam se perguntando “será que estou com pressão alta?”. Para responder essa pergunta, é preciso compreender mais sobre essa condição.

    Também chamada hipertensão, esse problema afeta cerca de 30% dos brasileiros e mata mais de 10 milhões de pessoas no mundo a cada ano, visto que pode estar relacionada com 80% dos casos de acidente vascular cerebral (AVC) e 60% dos casos de infarto.

    Continue lendo para saber se você está com pressão alta e conhecer mais sobre essa condição, entendendo seus sintomas.

    O que é pressão alta?

    Para entender a hipertensão, é preciso conhecer o funcionamento do coração. Esse órgão atua como se fosse uma bomba que faz dois movimentos, a sístole, quando há a expulsão do sangue, e a diástole, quando ele se enche novamente.

    Quando medimos a pressão com aparelho no braço ou no punho, há a análise da pressão que o sangue está fazendo nas artérias. Em pessoas saudáveis, esse número deve ficar próximo de 120 por 80 mmHg, chamado popularmente de “12 por 8”.

    Também pode ocorrer dela estar consideravelmente menor ou maior do que deveria. No primeiro caso, é chamado pressão baixa, hipotensão, e no segundo a famosa e temida pressão alta, a hipertensão.

    No caso da hipertensão, essa diferença pode ocorrer pontualmente por fatores externos, como ir ao médico e estar nervoso ou passar por uma situação de estresse, por exemplo.

    O problema é quando a pressão fica alta persistentemente, sempre acima de 140 por 90 mmHg. Nesses casos, o paciente é diagnosticado com hipertensão e deve realizar o tratamento para evitar possíveis consequências.

    O que causa a pressão alta?

    Ainda não se sabe exatamente o que causa a pressão alta, mas já se sabe que existem vários fatores que influenciam essa condição, como:

    • hereditariedade, condição presente em até 90% dos casos;

    • sobrepeso;

    • sedentarismo e

    • consumo em excesso de sal.

    A idade também é um fator bem relevante. Após os 55 anos, cerca de 90% das pessoas têm chances de desenvolver a hipertensão.

    Será que estou com pressão alta? Veja os sintomas

    Agora que você já sabe mais sobre essa doença, vamos listar os sintomas para que você compare com os seus. Entenda que esse não é um diagnóstico oficial e é preciso sempre consultar o seu médico e fazer check-ups regulares para entender se a sua saúde está em dia ou se é necessário passar por algum tratamento.

    Os sintomas mais relacionados com a pressão alta são dores de cabeça, cansaço e tonturas. Também podem ocorrer sangramentos pelo nariz e tensão na parte de trás da nuca.

    Mas atenção: a hipertensão é conhecida como inimiga silenciosa, já que muitos pacientes não têm sintomas, descobrindo apenas com o monitoramento médico. Isso reforça a importância do check-up anual, especialmente para quem já tem mais de 55 anos.

    Quais as consequências da pressão alta?

    Quando a pressão arterial está mais alta do que deveria, muitas lesões podem acontecer em todos os órgãos do corpo. Entre as consequências mais comuns estão:

    • infartos;

    • AVC;

    • doença renal crônica;

    • insuficiência cardíaca e

    • alterações na visão.

    Esses problemas podem ser combatidos desde que a doença seja descoberta precocemente e que o paciente esteja realmente comprometido com o seu tratamento, que envolverá mudanças de hábitos.

    Entre eles estão a redução ou abandono de bebidas alcoólicas e a preferência por alimentos mais saudáveis, como frutas, legumes e carnes magras.

    Além disso, o paciente também deve fazer exercícios com frequência, prática que só deve se iniciar após uma consulta com um cardiologista que avaliará a saúde do coração. Também é necessário buscar mais equilíbrio no dia a dia e no âmbito emocional, sem estresse e ansiedade.

    Quando essas mudanças não conseguem controlar a pressão alta, geralmente o médico indica o tratamento com medicamentos, conforme o acompanhamento de cada caso.

    Agende uma consulta conosco e descubra se você está com pressão alta

    Como você pode perceber, a pressão alta é algo sério e, muitas vezes, não possui sintomas, por isso, recomendamos que você busque ajuda médica para verificar como está a sua e receber orientações para ter uma vida mais saudável.

    Conte conosco para isso! Somos uma clínica especializada em Florianópolis e temos uma equipe multidisciplinar para atender você. Entre em contato para agendar uma consulta e cuidar da sua saúde.

    A Clinirim – Clínica do Rim e Hipertensão Arterial é uma instituição de saúde localizada em Florianópolis (SC) que tem como principal objetivo oferecer bem-estar e qualidade de vida para pacientes portadores de doenças renais crônicas.