Conteúdos

Entenda como a atividade física pode beneficiar a saúde dos rins

3 semanas atrás
Entenda como a atividade física pode beneficiar a saúde dos rins
Entenda como a atividade física pode beneficiar a saúde dos rins

    Assine a nossa newsletter

    e tenha acesso aos nossos materiais educativos diretamente na sua caixa de e-mail. Basta preencher os campos abaixo:

    Não é novidade que os rins estão entre os órgãos mais importantes do corpo humano. Um estudo com quase 200 mil pessoas indica que ter uma vida ativa ajuda a manter o funcionamento adequado dos rins. Publicado pelo British Journal of Sports Medicine, o trabalho envolveu 199.42,00 pessoas com idade média de 20 anos.

    Elas foram acompanhadas por cerca de quatro anos, passando por diversas avaliações realizadas por médicos, exames e atividades que determinavam os níveis que cada um deles praticavam de atividade física.

    O resultado de tudo isso é que os sedentários apresentaram uma queda anual mais significativa na taxa de filtração glomerular (uma medida que indica a saúde dos rins). Entre eles, a probabilidade de ser diagnosticado com doença renal crônica era quase 10% maior.

    Diante de todos esses resultados, você sabe quais são as verdadeiras funções dos rins? Os rins são responsáveis por realizar:

    • controle do volume de água do corpo;

    • filtragem do sangue para retirar as impurezas;

    • produção de hormônios, que auxiliam no controle da pressão arterial, na renovação das células do sangue e

    • absorção de nutrientes dos alimentos ingeridos.

    A atividade física promove uma enorme qualidade de vida e ajuda a manter todo corpo saudável, também contribui para o bem-estar mental. Além de todos esses benefícios, os exercícios contribuem para que todo o organismo mantenha o seu bom funcionamento. Ajudam também a fortalecer ossos, articulações e músculos, proporcionando mais resistência.

    É claro que os rins também entram nesta lista de benefícios dos exercícios físicos, pois, por meio deles é possível combater a diabetes, hipertensão e a prática diária reduz o risco do surgimento de pedras nos rins.

    Exercitar-se todos os dias estimula a ingestão de mais água e com isso beneficia o bom funcionamento renal, elevando seu desempenho e melhorando sua qualidade de vida. 

    Como evitar doenças renais?

    Pelo menos 10% dos adultos possuem algum grau de perda progressiva da capacidade de filtrar o sangue, que é o trabalho principal dos rins. E com as atividades físicas regulares é possível manter a saúde dos rins perfeitamente!

    Ainda segundo o estudo realizado pelo Nacional Lawrence Berkeley, nos Estados Unidos a prática de 150 minutos de exercícios por semana com muita disciplina é possível afastar-se completamente da doença e evitar as doenças renais.

    Como posso manter a saúde dos meus rins?

    Como já vimos por aqui, a prática de exercícios mantém a saúde dos rins. E além disso, ela traz muitos outros benefícios como, por exemplo, o bem-estar, não somente o físico mas o emocional.

    E não basta apenas prevenir doenças renais, é preciso manter a saúde dos rins. A seguir, confira algumas dicas infalíveis de como manter a saúde dos rins:

    • diminua o consumo de sal nos alimentos – o máximo permitido é de cinco a seis gramas por dia;

    • consuma bastante água;

    • mantenha uma alimentação saudável;
    • não fume;

    • afira a sua pressão arterial com frequência;

    • cuidado na hora de utilizar algum medicamento, remédios só com a indicação do médico, não se automedique;

    • pratique exercícios físicos com regularidade e

    • mantenha o seu peso ideal, evite a obesidade, ela traz muitos malefícios a saúde dos rins.

    Os benefícios dos exercícios físicos para saúde dos rins

    Agora você já sabe que os exercícios físicos são ótimos aliados para a saúde dos rins, agora (variar termo neste período ou no anterior) iremos ver quais são os seus benefícios.

    • instiga a ingestão de água que é muito benéfica para os rins;

    • promove bem-estar físico e mental;

    • evita obesidade;

    • previne a diabetes;

    • fortalece o sistema imunológico e

    • melhora a circulação sanguínea.

    Esses são apenas alguns entre tantos benefícios que as atividades físicas promovem para a saúde. É importante destacar que você é o único responsável por cuidar da sua saúde e manter-se saudável, então que tal começar hoje a cuidar dela? Pratique exercícios, movimente-se e viva intensamente de uma forma saudável! 

    Ficou com alguma dúvida em relação ao nosso conteúdo? É só entrar em contato com a gente.

    Ah e você pode nos acompanhar nas redes sociais para não perder nenhum dos nossos conteúdos e manter-se informado. Siga-nos no Instagram e no Facebook.

    - Técnica Unidade Hospitalar - CRM/SC 0000

    Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipisicing elit, voluptas fuga dolor fugiat quia tenetur illum autem laborum sit sint sunt obcaecati esse ipsam ipsa, necessitatibus voluptate, delectus sed aut.Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipisicing elit, voluptas fuga dolor fugiat quia tenetur illum autem laborum sit sint sunt obcaecati esse ipsam ipsa, necessitatibus voluptate, delectus sed aut.