Conteúdos

Excesso de líquido no corpo pode ser problema nos rins

30 segundos atrás
Excesso de líquido no corpo pode ser problema nos rins
Excesso de líquido no corpo pode ser problema nos rins

    Assine a nossa newsletter

    e tenha acesso aos nossos materiais educativos diretamente na sua caixa de e-mail. Basta preencher os campos abaixo:

    Apesar de muitas pessoas não saberem, o excesso de líquido no corpo pode ser um sinal que há problema nos rins. São esses dois órgãos que são responsáveis pela retirada de toxinas e água do sangue.

    Dessa forma, quando há retenção de líquido, os rins podem sofrer com algum problema na sua função. Esse sintoma também pode estar ligado com outros fatores, como questões alimentares, hábitos ou ainda outras doenças.

    Continue lendo para saber como o excesso de líquido no corpo pode estar relacionado com problemas nos rins e tire suas dúvidas sobre esse tema.

    O que causa o excesso de líquido no corpo?

    O excesso de líquido no corpo, também chamado popularmente de retenção de líquido, é um problema comum e pode ocorrer por diversas razões. Antes de mostrar quais são elas, é importante entender como esse acúmulo ocorre.

    Você já deve ter ouvido falar que a maior parte do nosso corpo é água e isso realmente é verdade. Dependendo do peso, do gênero e da idade, o percentual dessa substância no organismo varia entre 45 e 75% de todo o peso. Mas essa água toda fica distribuída, podendo ser achada nas células de cada órgão e tecido, e no próprio sangue.

    E tudo isso funciona de forma equilibrada. Ao beber algo, há a absorção do que é necessário e a remoção do que é excessivo. Esse excesso é o que chamamos de urina. Ela é eliminada algumas vezes por dia nas micções.

    Além de água, a urina também é formada por outros compostos que estão acima do nível que deveria, como:

    • ureia;

    • cloreto de sódio;

    • hidróxido de amônio e

    • ácido úrico.

    O problema é que nem sempre há esse equilíbrio entre o que é eliminado e ingerido e, como um mecanismo de defesa, o corpo começa a reter a maior quantidade possível de líquido.

    Essa condição, na medicina, é conhecida como ascite ou barriga d’água, em referência à barriga inchada.

    O que pode causar o excesso de líquido no corpo?

    Como já falado, existem diversas razões para o corpo interromper a eliminação da água e reter o máximo possível. Entre as principais, podemos citar:

    Consumo excessivo de sal

    Uma das razões da retenção de líquido pode ser o consumo excessivo de sal. Quando isso ocorre, há a diminuição na quantidade de água nas células que ficam disponíveis para o organismo. Como consequência, pode-se ver inchaço no abdômen.

    Vale ressaltar que consumir sal, diferente do que muita gente pensa, não está ligado apenas aos alimentos que preparamos em casa, mas também em comidas multiprocessadas, como salgadinhos que costumam ser muito mais salgados do que deveriam.

    Problemas no fígado

    Entre as funções do fígado, está a filtragem do sangue. Quando há um problema nesse órgão, ele não consegue remover as proteínas e ainda acaba produzindo mais ureia, uma das substâncias filtradas pelo sangue.

    Como consequência desse desiquilíbrio, há a formação da barriga d´água. Essa complicação ocorre em 50% dos pacientes com cirrose, uma lesão crônica no fígado que pode ser causada pelo consumo excessivo de álcool e hepatite.

    Problemas no rins

    Os problemas nos rins também podem ser a causa do excesso de líquido no corpo. Isso ocorre quando esses órgãos não conseguem retirar a água do sangue para formar a urina, o que a faz ficar acima do nível que deveria.

    Esse problema, chamado de insuficiência renal, é normalmente acompanhado de outros sintomas, como o inchaço das pernas, mãos e do próprio rosto, e pode ter diversas causas, como:

    • cálculos nos rins;

    • obstrução dos ureteres;

    • efeito colateral de medicamentos;

    • infecções e

    • cistos renais.

    Quando é preciso procurar um médico?

    Se você está sofrendo de retenção de líquido, está incomodado com a barriga inchada e desconfia que isso pode ser causado por problemas nos rins, é importante visitar um médico.

    O especialista pedirá um exame de urina e de sangue e, com os resultados, poderá identificar qual é a causa e como tratá-la. Lembre-se que a barriga d’água vai além da estética, ela é um sintoma que há algo de errado com o seu corpo.

    Caso você esteja com excesso de líquido no corpo e more em Florianópolis, conte conosco para ter um diagnóstico. Somos uma clínica especializada em doenças renais e podemos ajudar você. Entre em contato para agendar uma consulta com um especialista.

    A Clinirim – Clínica do Rim e Hipertensão Arterial é uma instituição de saúde localizada em Florianópolis (SC) que tem como principal objetivo oferecer bem-estar e qualidade de vida para pacientes portadores de doenças renais crônicas.