Conteúdos

ARTIGO |

Conheça as vantagens e como funciona a hemodiálise domiciliar

4 minutos atrás
Conheça as vantagens e como funciona a hemodiálise domiciliar
Conheça as vantagens e como funciona a hemodiálise domiciliar

    Assine a nossa newsletter

    e tenha acesso aos nossos materiais educativos diretamente na sua caixa de e-mail. Basta preencher os campos abaixo:

    Você sabe como funciona a hemodiálise domiciliar? Esse tipo de home care é uma das alternativas para quem precisa de diálise, o tratamento que substitui a função dos rins na filtragem de toxinas. É o caso, por exemplo, de pacientes com insuficiência renal avançada.

    Neste artigo, mostramos como funciona esse tipo de terapêutica feita em casa e quais são suas vantagens frente à hemodiálise convencional. Veja, também, onde ter acesso a essa comodidade em Florianópolis, SC. Boa leitura!

    O que é a hemodiálise domiciliar?

    Hoje em dia, pode-se realizar a hemodiálise convencional ou a hemodiálise em casa. A primeira é feita em clínicas e hospitais especializados em nefrologia, sendo a frequência e  duração definida de acordo com a prescrição médica. Já a segunda é feita na casa do próprio paciente, com frequência e duração também individualizadas.

    Nesse tipo de terapia renal substitutiva, o paciente tem mais praticidade, conforto e liberdade. Afinal, quem faz a hemodiálise domiciliar não precisa ir ao centro de nefrologia com tanta frequência.

    Como é a hemodiálise realizada em casa?

    Quando o paciente tem indicação do nefrologista para realizar a hemodiálise domiciliar, ele e seu acompanhante recebem um treinamento com a equipe de enfermagem da clínica. Dessa maneira, tornam-se devidamente capacitados a realizar a terapêutica.

    Como na versão convencional, antes de iniciá-la o paciente precisa realizar uma pequena cirurgia. Essa é necessária para a confecção da fístula arteriovenosa (união entre uma veia e uma artéria do braço),a qual funcionará como acesso para diálise. Assim, durante as sessões, basta inserir os cateteres (por onde o sangue irá circular) e conectá-lo à máquina de diálise que fará a filtragem.

    Em relação às adaptações feitas no lar, basta ter um espaço limpo e confortável para conduzir o tratamento e armazenar os respectivos equipamentos e materiais. Ele pode ser feito com o paciente sentado em uma cadeira ou deitado na cama, como o mesmo preferir. Para ajudar na preparação, um profissional da clínica se dirige até o local.

    Quais são as vantagens do tratamento?

    A principal vantagem da hemodiálise domiciliar é não ter que ir ao hospital ou à clínica onde se trata com tanta frequência. Os pacientes que têm indicação para realizá-la apreciam o fato de não precisarem se adaptar às programações rígidas dos centros de diálise.

    Vale lembrar, ainda, que o tratamento domiciliar, sempre que indicado, é um dos direitos assegurados por lei para os portadores de doença renal crônica (DRC). Isso vale para os pacientes com 15% ou menos de capacidade de funcionamento dos rins.

    Em suma, o objetivo é melhorar a convivência do paciente com sua condição clínica, proporcionado uma melhor qualidade de vida tanto no âmbito pessoal como social. Afinal, como já mencionado, boa parte dos dias permanecem livres para serem preenchidos como desejar, sem a necessidade de ir ao centro de diálise diversas vezes por semana.

     

    Como escolher uma clínica que ofereça hemodiálise domiciliar em Florianópolis?

    Infelizmente, nem todos os centros de nefrologia têm condições ou estão aptos para oferecer esse tipo de tratamento home care.

    Por isso, na hora de cuidar da sua saúde, procure sempre os centros de referência em diálise. Esses locais atuam há bastante tempo, contam com um corpo clínico multidisciplinar, atualizado e experiente e têm os equipamentos mais modernos e seguros. Tudo isso, para prover atendimentos eficientes, integrais e humanizados, colocando o paciente em primeiro lugar!

    É o caso da Clinirim, clínica para tratamento dos rins com 30 anos de atuação, localizada em uma região de fácil acesso, bem no Centro de Florianópolis. Aqui, oferecemos a chamada hemodiálise domiciliar para todos os pacientes que se encontrem aptos a realizá-la. Para isso, nossos profissionais promovem um treinamento cuidadoso, preparando pacientes, familiares e cuidadores adequadamente.

    Caso haja alguma dúvida sobre o assunto, entre em contato. Se preferir, ligue (48 3333-2975) ou envie uma mensagem pelo WhatsApp da clínica.

    E para ficar por dentro de todos os nossos serviços, bem como novidades, já sabe: siga a Clinirim no Facebook e Instagram. Nesses canais, compartilhamos informações sobre tratamentos, dicas de saúde e bem-estar e até direitos do paciente renal!