Conteúdos

Hábitos saudáveis podem diminuir os riscos de problemas nos rins

3 meses atrás
Hábitos saudáveis podem diminuir os riscos de problema nos rins
Hábitos saudáveis podem diminuir os riscos de problemas nos rins

    Assine a nossa newsletter

    e tenha acesso aos nossos materiais educativos diretamente na sua caixa de e-mail. Basta preencher os campos abaixo:

    Quando você pensa em cuidados com a saúde, o que vem à mente são tarefas difíceis e pouco práticas de serem realizadas? Saiba que não precisa ser assim! Com hábitos saudáveis simples, é possível evitar problemas nos rins.

    Esses órgãos são extremamente importantes para o bom funcionamento de todo o corpo. Afinal, eles são os responsáveis por filtrar as toxinas presentes no sangue, como ureia, creatinina e ácido úrico.

    Quando os rins não funcionam bem, várias enfermidades podem aparecer, desde infecções até a complexa insuficiência renal que, como o próprio nome diz, trata-se da incapacidade realizar as funções de filtragem.

    Porém, como apoiamos o ditado “prevenir é melhor do que remediar”, decidimos te mostrar as táticas simples para cuidar bem de si e deixar os problemas nos rins longe. Confira!

    Beba água

    Vamos começar com um dos hábitos saudáveis mais falados: beber água. Esse é o líquido precioso que ajuda os rins a filtrar as impurezas do organismo.

    Uma curiosidade: você sabia que cerca de 80% dos rins é composto por água?

    Quando ingerimos pouco líquido, esses órgãos ficam sobrecarregados e concentram a urina, como uma reserva de água para o corpo. Essa é a receita para a formação das dolorosas pedras nos rins.

    Então, tenha sempre uma garrafinha de água perto de você. O recomendado é ingerir, diariamente, 35 ml para cada quilo corporal.

    Controlar a pressão arterial também é uma forma de prevenir problemas nos rins

    Hipertensão é uma comorbidade que prejudica as funções renais. Isso acontece porque a pressão arterial alta torna os vasos sanguíneos dos órgãos mais rígidos.

    Assim, há uma menor irrigação sanguínea para os rins, que não conseguem realizar suas funções adequadamente.

    Vale lembrar que o caminho contrário também existe: um paciente com insuficiência renal pode desenvolver hipertensão, pelo fato de que os líquidos que não são drenados pelos rins se acumulam e sobrecarregam o coração.

    Portanto, fique de olho na sua pressão arterial.

    Cuidar da diabetes faz parte dos hábitos saudáveis

    Outra doença que pode gerar problemas nos rins é a diabetes. Nesse caso, os altos níveis de açúcar no sangue fazem com que os órgãos tenham que trabalhar mais para eliminar os resíduos do organismo.

    Essa jornada extra gera o cansaço dos rins e, consequentemente, a falha deles.  Dessa forma, pacientes diabéticos, que realizam o controle necessário para a doença, podem necessitar de hemodiálise e/ou transplante renal.

    A orientação é: evite o consumo excessivo de açúcar. Caso já tenha diabetes, cuide-se bem e faça check-ups médicos periódicos.

    Boa alimentação é a chave para não ter problemas nos rins

    É claro que o hábito de ter uma alimentação saudável não pode ficar de fora dessa lista.

    Primeiro, lembre-se que consumir muitas gorduras, açúcares, ultraprocessados e sal contribui para o aparecimento das duas doenças que falamos anteriormente: a hipertensão e diabetes.

    O segredo para manter os rins saudáveis é ter um cardápio balanceado, com frutas, vegetais, grãos e carnes magras. Esses alimentos irão fornecer os nutrientes essenciais para o bom funcionamento de todo o organismo.

    Você pode ainda dar uma atenção especial às frutas cítricas, como a laranja e o limão, pois elas ajudam a prevenir as pedras nos rins.

    Todavia, se você já possui uma doença renal, converse com seu médico e nutricionista para saber quais as melhores recomendações para o seu quadro clínico.

    Nada de se automedicar

    Nossa última dica é um alerta: não tome remédios sem prescrição médica!

    Você pode estar se perguntando o que isso tem a ver com problemas nos rins, certo? O motivo está no fato de que alguns medicamentos, quando consumidos de forma excessiva, podem prejudicar o fluxo sanguíneo nos rins e, a partir disso, comprometer as funções dos renais.

    Um exemplo clássico de remédio perigoso são os anti-inflamatórios.

    Logo, quando tiver algum problema de saúde, procure seu médico de confiança. Com o especialista, será possível obter o diagnóstico correto e o tratamento mais seguro.

    Cuide de si e evite problemas nos rins

    Queremos saber de você: quais desses hábitos saudáveis estão na sua rotina?

    Como pode ter percebido, são cuidados cotidianos capazes de evitar problemas nos rins e deixar todo o seu corpo funcionando adequadamente.

    Em nossas redes sociais, publicamos conteúdos como este, que ajudam as pessoas a terem vidas mais plenas e cheias de bem-estar. Então, se você quer aprender mais sobre como deixar a sua saúde em dia, siga-nos e fique por dentro de tudo. Estamos no Instagram e no Facebook!

    A Clinirim – Clínica do Rim e Hipertensão Arterial é uma instituição de saúde localizada em Florianópolis (SC) que tem como principal objetivo oferecer bem-estar e qualidade de vida para pacientes portadores de doenças renais crônicas.