Conteúdos

O que são doenças renais e quais são as mais comuns?

34 segundos atrás
O que são doenças renais e quais são as mais comuns?
O que são doenças renais e quais são as mais comuns?

    Assine a nossa newsletter

    e tenha acesso aos nossos materiais educativos diretamente na sua caixa de e-mail. Basta preencher os campos abaixo:

    Você já se perguntou o que são doenças renais, quais são as principais e como se dá o tratamento destas? Então esse artigo é para você. Nele, você saberá mais sobre esse problema de saúde, suas causas e seus tratamentos.

    De acordo com a Sociedade Brasileira de Patologia Crônica (SBPC),cerca de 10 milhões de brasileiros têm alguma disfunção renal. Isso é uma consequência direta do aumento dos pacientes que sofrem de hipertensão e diabetes, doenças diretamente ligadas com essas doenças.

    Além disso, segundo a SBPC, 70% das pessoas que iniciam a diálise, um tratamento para doenças que afetam o rim, descobrem que o seu órgão já está gravemente debilitado.

    Esse dado mostra a importância de falar sobre o que são doenças renais e buscar a conscientização sobre esse tipo de doença. Continue lendo para saber mais sobre esse tema e cuidar da sua saúde.

    O que são doenças renais?

    Para saber o que são doenças renais é preciso entender um pouco mais sobre o funcionamento dos rins. Esses órgãos têm um papel fundamental na nossa vida e são responsáveis por quatro funções no organismo:

    • eliminar toxinas;

    • regular a formação do sangue e dos ossos;

    • regular a pressão sanguínea e

    • controlar o balanço químico e de líquidos do corpo.

    Para isso, todo o sangue passa por esses órgãos. De acordo com a Sociedade Brasileira de Nefrologia (SBN),os rins recebem cerca de 1,2 litros de sangue por minuto, o que correspondente a cerca de um quarto do que é bombeado pelo coração.

    Ainda de acordo com a SBN, os rins filtram todo o sangue de uma pessoa cerca de 12 vezes por hora!

    Mas, nem sempre essa filtração e regulação ocorrem como deveria. Existem diversas doenças que afetam o funcionamento desses órgãos e o fazem ter sua funcionalidade comprometida.

    Como a função do rim pode ser afetada?

    Basicamente, as doenças do rim podem ocorrer de duas formas diferentes:

    • aguda: quando o problema ocorre de forma súbita, com evolução rápida e duração curta.

    • crônica: quando a doença surge gradualmente e dura mais tempo, podendo ser durante toda a vida.

    Independentemente do tipo, as doenças renais têm grande impacto para os pacientes, podendo reduzir a sua qualidade de vida e diminuir a sua longevidade. Isso ocorre porque o sangue não é mais filtrado e fica com excesso de toxinas que podem causar diversos sintomas e, quando não tratado, levar a óbito.

    Quais são as doenças renais mais comuns?

    Agora que você já sabe o que são doenças renais, podemos falar mais sobre elas. Como já mencionado, elas podem ocorrer de forma aguda ou crônica.

    As doenças renais crônicas mais comuns são:

    • Cálculo renal: formação de pequenas pedras a partir do excesso de minerais no sangue. Exige a mudança nos hábitos e procedimentos cirúrgicos para a remoção dos cálculos.

    • Pielonefrite crônica: infecção nos rins de forma recorrente que podem levar à perda da função permanentemente.

    • Câncer de rim: normalmente ocorre em pacientes com cistos nesse órgão. Durante o seu avanço, há a destruição dos tecidos saudáveis e a perda da sua função.

    Se você quer saber mais sobre essas doenças, temos um artigo completo sobre esse tema. Continue lendo: Entenda quais são as principais doenças renais crônicas e saiba como evitá-las.

    Em relação às doenças renais agudas, as mais comuns são:

    Infecção nos rins

    As infecções urinárias são as infecções por bactérias mais comuns entre as mulheres. Elas podem afetar diversos órgãos, como a uretra e a bexiga, mas também podem se manifestar nos rins.

    Em todos os casos, o tratamento é relativamente simples, envolvendo o uso de antibióticos para combater as bactérias nos órgãos. O maior problema ocorre quando esses microorganismos se tornam mais resistentes, o que evolui para a pielonefrite crônica, já falada anteriormente.

    Obstrução renal

    Após filtrar o sangue, todas as toxinas são enviadas com água para a bexiga, o que nós conhecemos como urina. O transporte de um órgão para o outro ocorre por meio de uma estrutura chamada ureter.

    Por inúmeras razões, esse canal pode ser menor ou estar completamente fechado. Entre as principais causas agudas, podemos citar:

    • cálculos renais;

    • aumento da próstata;

    • coágulos e

    • tumores.

    O tratamento envolve a retirada do que está causando a obstrução. Em alguns pacientes, a causa desse bloqueio é um defeito na formação do órgão.

    Glomerulonefrite aguda

    A glomerulonefrite aguda é um grupo de doenças caracterizado pela inflamação nos glomérulos, as estruturas do rim que fazem a filtragem do sangue. Ela pode ocorrer por meio de uma infecção ou não.

    Esse problema não tem um tratamento específico, dependendo diretamente das causas e do comprometimento dos glomérulos. Em muitos casos, o paciente precisa modificar a sua dieta e realizar diálise até que a função renal seja restabelecida.

    Se você gostou de saber o que são doenças renais e quais são as principais, nos siga no Instagram e no Facebook. Nesses canais compartilhamos informações sobre doenças, seus sintomas e tratamentos.

    A Clinirim – Clínica do Rim e Hipertensão Arterial é uma instituição de saúde localizada em Florianópolis (SC) que tem como principal objetivo oferecer bem-estar e qualidade de vida para pacientes portadores de doenças renais crônicas.