Você já se perguntou o que são doenças renais, quais são as principais e como se dá o tratamento destas? Então esse artigo é para você. Nele, você saberá mais sobre esse problema de saúde, suas causas e seus tratamentos.
De acordo com a Sociedade Brasileira de Patologia Crônica (SBPC),cerca de 10 milhões de brasileiros têm alguma disfunção renal. Isso é uma consequência direta do aumento dos pacientes que sofrem de hipertensão e diabetes, doenças diretamente ligadas com essas doenças.
Além disso, segundo a SBPC, 70% das pessoas que iniciam a diálise, um tratamento para doenças que afetam o rim, descobrem que o seu órgão já está gravemente debilitado.
Esse dado mostra a importância de falar sobre o que são doenças renais e buscar a conscientização sobre esse tipo de doença. Continue lendo para saber mais sobre esse tema e cuidar da sua saúde.
O que são doenças renais?
Para saber o que são doenças renais é preciso entender um pouco mais sobre o funcionamento dos rins. Esses órgãos têm um papel fundamental na nossa vida e são responsáveis por quatro funções no organismo:
eliminar toxinas;
regular a formação do sangue e dos ossos;
regular a pressão sanguínea e
controlar o balanço químico e de líquidos do corpo.
Para isso, todo o sangue passa por esses órgãos. De acordo com a Sociedade Brasileira de Nefrologia (SBN),os rins recebem cerca de 1,2 litros de sangue por minuto, o que correspondente a cerca de um quarto do que é bombeado pelo coração.
Ainda de acordo com a SBN, os rins filtram todo o sangue de uma pessoa cerca de 12 vezes por hora!
Mas, nem sempre essa filtração e regulação ocorrem como deveria. Existem diversas doenças que afetam o funcionamento desses órgãos e o fazem ter sua funcionalidade comprometida.
Como a função do rim pode ser afetada?
Basicamente, as doenças do rim podem ocorrer de duas formas diferentes:
aguda: quando o problema ocorre de forma súbita, com evolução rápida e duração curta.
crônica: quando a doença surge gradualmente e dura mais tempo, podendo ser durante toda a vida.
Independentemente do tipo, as doenças renais têm grande impacto para os pacientes, podendo reduzir a sua qualidade de vida e diminuir a sua longevidade. Isso ocorre porque o sangue não é mais filtrado e fica com excesso de toxinas que podem causar diversos sintomas e, quando não tratado, levar a óbito.
Quais são as doenças renais mais comuns?
Agora que você já sabe o que são doenças renais, podemos falar mais sobre elas. Como já mencionado, elas podem ocorrer de forma aguda ou crônica.
As doenças renais crônicas mais comuns são:
Cálculo renal: formação de pequenas pedras a partir do excesso de minerais no sangue. Exige a mudança nos hábitos e procedimentos cirúrgicos para a remoção dos cálculos.
Pielonefrite crônica: infecção nos rins de forma recorrente que podem levar à perda da função permanentemente.
Câncer de rim: normalmente ocorre em pacientes com cistos nesse órgão. Durante o seu avanço, há a destruição dos tecidos saudáveis e a perda da sua função.
Se você quer saber mais sobre essas doenças, temos um artigo completo sobre esse tema. Continue lendo: Entenda quais são as principais doenças renais crônicas e saiba como evitá-las.
Em relação às doenças renais agudas, as mais comuns são:
Infecção nos rins
As infecções urinárias são as infecções por bactérias mais comuns entre as mulheres. Elas podem afetar diversos órgãos, como a uretra e a bexiga, mas também podem se manifestar nos rins.
Em todos os casos, o tratamento é relativamente simples, envolvendo o uso de antibióticos para combater as bactérias nos órgãos. O maior problema ocorre quando esses microorganismos se tornam mais resistentes, o que evolui para a pielonefrite crônica, já falada anteriormente.
Obstrução renal
Após filtrar o sangue, todas as toxinas são enviadas com água para a bexiga, o que nós conhecemos como urina. O transporte de um órgão para o outro ocorre por meio de uma estrutura chamada ureter.
Por inúmeras razões, esse canal pode ser menor ou estar completamente fechado. Entre as principais causas agudas, podemos citar:
cálculos renais;
aumento da próstata;
coágulos e
tumores.
O tratamento envolve a retirada do que está causando a obstrução. Em alguns pacientes, a causa desse bloqueio é um defeito na formação do órgão.
Glomerulonefrite aguda
A glomerulonefrite aguda é um grupo de doenças caracterizado pela inflamação nos glomérulos, as estruturas do rim que fazem a filtragem do sangue. Ela pode ocorrer por meio de uma infecção ou não.
Esse problema não tem um tratamento específico, dependendo diretamente das causas e do comprometimento dos glomérulos. Em muitos casos, o paciente precisa modificar a sua dieta e realizar diálise até que a função renal seja restabelecida.
Se você gostou de saber o que são doenças renais e quais são as principais, nos siga no Instagram e no Facebook. Nesses canais compartilhamos informações sobre doenças, seus sintomas e tratamentos.